Pessoas costumam ter medo de arriscar tudo para realizar seus sonhos. Não é o caso do publicitário Felipe Fernandes, 24 anos que agora é estudante do curso de Especialidade Gastronômica e Alta Cozinha na escola IGA de Campinas.
Seguindo sua paixão ele largou tudo para realizar o sonho de abrir um restaurante, que será especializado em gastronomia alemã. Com uma visão estratégica ele será pioneiro no ramo na cidade de Limeira.
Seguindo sua paixão ele largou tudo para realizar o sonho de abrir um restaurante, que será especializado em gastronomia alemã. Com uma visão estratégica ele será pioneiro no ramo na cidade de Limeira.
Você trabalhou com vendas e marketing, então porque a mudança radical de área?
Logo na faculdade já percebi que não gostava da área de criação, com isso fui me especializando na área de marketing.
No ultimo ano da faculdade comecei a trabalhar em vendas para uma empresa de São Paulo, especializada em máquinas industriais. Porém sempre quis fazer gastronomia.
Comecei a cozinhar com nove anos de idade, olhando para a geladeira e inventando coisas para comer. Resolvi largar tudo e entrar de cabeça nesse ramo.
Como você ingressou no mercado de trabalho?
Logo no primeiro ano de curso, fui buscar meu primeiro estágio na área e para a minha surpresa não foi tão difícil como imaginei, pois este é um ramo que cresce a cada dia no país e no mundo.
Meu primeiro estágio foi no restaurante Strog&noff no Cambuí em Campinas. No começo foi dureza, descascando batata, cebola, lavando prato, entrando às 16 horas e saindo mais de 3h da manhã!
Mas, acabei sendo contratado como auxiliar de cozinha, em alguns meses tornei-me segundo cozinheiro e em 4 meses me tornei cheff do restaurante.
Depois de algum tempo, resolvi sair do restaurante para buscar novas experiências e fui contratado para comandar a cozinha do restaurante Tio Jack em Sousas, especialista em frutos do mar e carnes nobres.
Com isso, fui aprendendo bastante com as pessoas que trabalhavam comigo, com a rotina diária dos restaurantes e resolvi que iria abrir meu próprio Bar/Restaurante.
Observei que muitos clientes dos restaurantes de Campinas são do interior e acabam indo para lá por falta de opção na cidade.
Resolvi voltar para Limeira, montar um plano de negócios e começar!
Enquanto não abro o restaurante, resolvi trabalhar com o Serviço de delivery e realizações de festas e confraternizações, para que com isso me torne conhecido no ramo.
Quais os conhecimentos você tem sobre a gastronomia alemã?
Um pouco do conhecimento da gastronomia alemã começou nas minhas aulas de Alemão, onde aprendi bastante sobre a cultura alemã!
Depois fui aprendendo bastante freqüentando diferentes restaurantes, e lógico, com o estudo no meu curso de gastronomia.
A gastronomia alemã começou no Brasil com a vinda dos mesmos para o país, limitando-se ao Sul e Sudeste do país, reforçando muitos ingredientes e gêneros utilizados pelos portugueses, tais como, a cerveja, a carne salgada, carne suína e as batatas.
Qual foi o motivo que levou você a interessa-se por gastronomia alemã?
Bem, algum tempo atrás conheci uma pessoa a qual passou um tempo na Alemanha e muito me ensinou sobre a cultura!
Decidi então começar a estudar alemão!
Consequentemente, um apaixonado por cerveja, fui conhecendo diferentes marcas e técnicas de produção das mesmas!
Com isso comecei a freqüentar alguns restaurantes alemães e fazer algumas comidas em casa e para amigos.
Você já esta trabalhando com o Sistema de Delivery de Comida Alemã e Ribs Barbecue e os pratos estão sendo preparados por você, quando o restaurante abrir serão os mesmos utilizados?
Sim, eu que preparo todos os pratos, os quais estarão no cardápio do restaurante quando for inaugurado.
Porém, com a inauguração a carta será bem mais variada e com alguns itens complementares, como bebidas típicas, por exemplo.
A forma de trabalhar com delivery enquanto não é lançado o restaurante é uma forma de marketing?
Com certeza, pois, quando você trabalha com Delivery você tem muito mais esforços para agradar seu cliente e também para atingi-lo, pois você não possui uma porta aberta para ele entrar a hora que quiser!
Esse desafio de atingir e convencê-lo a experimentar seu produto e levar até ele não apenas o que ele achava que iria receber, mas, surpreende-lo, isso nos torna muito mais forte e conhecido no Mercado!
O nome do restaurante é Bremen Haus por que?
O restaurante possui esse nome, pois, Bremen é uma região muito tradicional na Alemanha, que conserva toda a parte rústica da cultura e Haus quer dizer casa em Alemão. Este ambiente que eu quero trazer para meu restaurante, um lugar rústico, onde as pessoas poderão se sentir em um ambiente agradável e podendo degustar vários pratos e bebidas tradicionais da Alemanha.
A alimentação em diversos países inclusive no Brasil, dependendo da localidade são especialidades exóticas, de acordo com a Cultura Alemã o porco era criado como cachorro, solto nas pastagens e grande companheiro dos alemães, e no século XIX a banha do porco passou a ser muito procurada e com isso o animal era engordado.
E após a segunda guerra mundial o bichinho de "estimação" para responder a novos habitos alimentares, os porcos começaram a ser criados com uma alimetação balanceada para ficarem magros em compensação possuíam mais carne e dezesseis em vez de doze costelas.
Ao pensar nos alimentos como chucrute, uma conserva de repolho fermentado, e joelho de porco muitas pessoas não consomem por não conhecer, ou pelo cheiro. Fora que ao imaginar o prato totalmente enfeitado imaginamos o valor dessas delícias.
E após a segunda guerra mundial o bichinho de "estimação" para responder a novos habitos alimentares, os porcos começaram a ser criados com uma alimetação balanceada para ficarem magros em compensação possuíam mais carne e dezesseis em vez de doze costelas.
Ao pensar nos alimentos como chucrute, uma conserva de repolho fermentado, e joelho de porco muitas pessoas não consomem por não conhecer, ou pelo cheiro. Fora que ao imaginar o prato totalmente enfeitado imaginamos o valor dessas delícias.
Você poderia passar uma receita "simples" para nós?
Todo mundo acha que para fazer uma Receita Bacana seja necessário muitos ingredientes e muitas vezes caro e isso não é verdade.
Vou dar uma Dica de um Frango que eu fazia em um restaurante e ninguém conseguia descobrir como que ele ficava crocante por fora e molhado por dentro!
Frango Crocante:
- 500 g de filés de Frango;
- Suco de 1 Limão;
- Sal a Gosto.
Para Empanar:
-1/2 Xícara de Chá de Maionese;
- 2 colheres de Sopa de Extrato de Tomate;
- 1 e ½ Xícara de Chá de batata Chips Triturada.
Modo de Preparo:
Tempere dos Filés de Frango com o Sal e Limão;
Em uma Tigela, misture a Maionese, o Extrato de Tomate (Dica: Coloque 1 Colher de Sopa de Páprica Picante, para dar um Ardidinho).
Passe os Filés nesta mistura, deixe ficar creme sobre os filés e empane-os na batata Triturada.
Leve a uma assadeira untada e deixe no forno por 30 Minutos ou até ficar dourado por fora!
OBS: Não deixe o forno muito alto, senão queima as batatas por fora e não assa o Frango.
Os alemães não consomem apenas cervejas e "comidas exóticas" e sim delicosas sobremesas assim como a ApfelStrudel, de qual cidade ela vem?
A Receita desta sobremesa é de Bremen Haus (risos).
Nós temos O ApfelStrudel e o Strudel de Amora!
ApfelStrudel, está é uma sobremesa Clássica Alemã, que quer dizer Rocambole de Maçã!
Podem Pedir que não irão se Arrepender (19) 9675-8780.
Lilian Feitas, Liliene Santana.
Esse é o começo dos vencedores, começam pequenos e pensam grande, continuem assim que em breve chegará ao seu objetivo.....
ResponderExcluir